2020 Annual Shareholder Meeting and Battery Day

Vi um resumo, e anunciam em traços largos:
  • Aumento de autonomia de 54%, devido a alterações no desenho da célula (16%), material ânodo (20%), material cátodo (4%) e integração no veículo (14%);
  • Redução de custo/kWh de 56%, devido a alterações no desenho da célula (14%), nova fábrica (18%), material ânodo (5%), material cátodo (12%) e integração no veículo (7%)
Tudo isto nos próximos 18 meses, culminando no tal veículo de 25k$ - com capacidade de condução autónoma.

1600854390219.png

Telmo Salgado

Moderator
Hmmm, algum otimismo que merece comentário.
Redução de 56% no custo/kwh em 18 meses, mas no gráfico só se nota isso em 2025...

Elon Musk ou translation error?

quer dizer partilho neste post por não encontrar outro local mais "próprio".

A noticia é de julho e é relativa a acontecimentos do fim de 2019, no entanto demonstra o interesse estatal (países terceiros) e corporativo por tentar obter acesso a uma das maiores reservas de litio do mundo.

lon-musk-confesses-to-lithium-coup-in-bolivia

Noticia BR - Disputa pelo lítio se acirra e escancara diferença entre candidatos na Bolívia

No nosso cantinho as noticias são animadoras, pois muito embora de complicada extracção existe quem tenha interesse em minerar o recurso.
EXPLORAÇÃO DE LÍTIO EM PORTUGAL É UMA POSSIBILIDADE

Mas como sempre, o progresso é barrado por alguns que são contra à exploração das poucas riquezas que o nosso solo rochoso (não agrícola) pode providenciar.
Portugueses e galegos vão protestar contra o lítio na ponte de Cerveira

O que seria hoje da Noruega se não tivessem permitido a exploração de petróleo na sua costa...

João Prates

Archie Bunker
A noticia é de julho e é relativa a acontecimentos do fim de 2019, no entanto demonstra o interesse estatal (países terceiros) e corporativo por tentar obter acesso a uma das maiores reservas de litio do mundo.

lon-musk-confesses-to-lithium-coup-in-bolivia
Não sei como é que uma coisa destas nos passou ao lado na altura, já estamos em finais de Setembro, mas isto é inqualificável e execrável a um ponto que nunca pensei ser possível.

Já no âmbito da pandemia COVID-19 fiquei estarrecido com as declarações de Elon Musk a classificar de fascistas as medidas de recolher obrigatório e outras como o uso de máscara.
Isto claro quando o estado onde ele tem a fábrica obrigou ao seu encerramento, para proteger a população e os seus trabalhadores em particular.

Agora vir admitir a sua participação num golpe de estado que colocou à força a extrema direita no poder num Estado soberano com um Presidente eleito democraticamente... é muito revelador!
Ainda pensei que isto fosse obra de tesla-haters e fui vasculhar a internet, pensando que não podia ser verdade tal enormidade, mas infelizmente é verdade, ele tweetou mesmo isto.

Para mim isto coloca o pseudo-Deus Elon Musk ao nível dos piores crápulas e ditadores da história mundial, revela o seu sentido de "Eu" e [falta de] moral em torno do lucro.
Estas alucinações imperialistas fazem lembrar o abuso dos povos de África e da exploração das suas riquesas naturais, tal como o petróleo, diamantes, e metais preciosos, onde os USA dominam.

Já pareço um comuna a escrever, caramba, mas é impossível não sentir nojo e repulsa por este tipo de pessoas e mais que isso pelas atitudes que tomam e defendem, sem vergonha em o fazer.
A partir deste momento Elon Musk para mim pode ser colocado num pedestal ao lado de Martin Winterkorn e outras criaturas de igual idole.

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
parece-me uma afirmaçã Muskiana e excesso de optimismo.
Como sempre.
Aliás, esta história das baterias estarem a 150 USD/kWh é para mim um mito, até ao momento que alguém me prove ser verdade mostrando uma PO com este valor a ser cobrado.
Agora já falam em reduzir para menos de 100 USD/kWh, é extraordinário, só podemos concluir então que nos andam a tentar roubar ao vender os carros ao preço que vendem... é isso!?!?

Antes de mais o preço será pelas células, e não pelas baterias, o que já é um salto enorme.
Depois posso dizer que de quando em vez me aparece alguém a pedir para fazer um estudo sobre a viabilidade de meter baterias num ou outro sistema de auto-consumo, e posso dizer que neste momento o preço mais barato que se arranja ronda (para cima) os 400 EUR/kWh, e são baterias que não são nada do outro mundo, e de um fabricante barato (BYD) que deixa sempre os outros de queixo caído com os preços que pratica.

Portanto temos baterias estacionárias a preço de revenda acima dos 400 Eur/kWh, e temos gente a querer nos convencer que o preço das baterias automotive já anda nos 100 USD/kWh... WTF?
Toda a gente sabe que as baterias automotive e as células que as compõem são bem mais caras, têm de suportar níveis de exigência imensos por comparação com as estacionárias.

Por isso digo: O preço utópico de 100 USD/kWh para céluas automotive é completa BS, é para marketing e apertar os calos aos concorrentes, que ficam doidos com o valor.
Não acredito nem por um minuto que seja preço real. Aposto mais em preços entre os 200 e 300 USD por kWh no pack, incluindo BMS.

Vir o Elon Musk prometer preços abaixo de 100 USD/kWh é típico do indivíduo... assim como prometer e mostrar specs de carros de 25k USD e Model S Plaid de 3 motores... estando já o site a aceitar encomendas com pagamento de valor de reserva para este último... epá haja pachorra para estes tipos!

William Esteves

Moderator
Hmmm, algum otimismo que merece comentário.
Redução de 56% no custo/kwh em 18 meses, mas no gráfico só se nota isso em 2025...

Elon Musk ou translation error?

Penso que é uma questão de interpretação, foi referida a diminuição dos custos de fabrico até 56%, sendo que apenas daqui a 12~18 meses é que se vai começar a notar seja o que for. O valor máximo de poupança será numa fase posterior (pelo menos 3 anos)...

Face ao restante battery day, achei interessante a referência ao carro de 25.000 USD:

(Se bem que num prazo alargado, não habitual para a Tesla)

E o Model S Plaid:

Estamos muito próximos da autonomia dos carros com MCI!! Incrível! E mais de 1000cv!
Não compreendo muito não existir nova plataforma para o porta-estandarte, nem novo facelift...

Gostaria mais de ver a diminuição do valor do carro... Mas compreendo que é a vontade do mercado... Vai ser mais 1 a fazer lista de espera....

Do Semi, continuo a achar que o Musk se excedeu e terá diminuído o financiamento para o R&D deste... Já que prometeu métricas demasiado animadoras para a tecnologia atual...

Ironicamente, terá sido a primeira situação em que a Tesla foi ponderada com os prazos, com as promessas e as sustentou... E foi a vez em que o mercado bolsista mais castigou a marca... Go figure :unsure:

Edit: Entretanto o Plaid já tem preço para Portugal, 140.990€, anuncia “840+km“...

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Mas como sempre, o progresso é barrado por alguns que são contra à exploração das poucas riquezas que o nosso solo rochoso (não agrícola) pode providenciar.
Portugueses e galegos vão protestar contra o lítio na ponte de Cerveira

O que seria hoje da Noruega se não tivessem permitido a exploração de petróleo na sua costa...
Não acho minimamente comparável.

A exploração de petróleo embora com alto risco (e não concordaria com ela por isso mesmo no Algarve por exemplo), não estraga o habitat e meio ambiente em seu redor, excepto em caso de acidente, e daí a minha oposição, porque as consequências seriam desastrosas.

Já a exploração de lítio em solo rochoso implica literalmente esventrar a serra, destruir por completo o habitat de todas as espécies da região, e deixar a zona completamente irreconhecível.
Se em vez de fazerem exploração a céu aberto, fizerem em minas clássicas, subterrâneas, então ok, nada contra, que se faça; agora à superfície como me parece querem fazer, nem pensar.

É só a minha opinião pessoal.

Estamos muito próximos da autonomia dos carros com MCI!!
Já temos autonomias bastante alargadas e um vasto número de carros disponíveis. À luz da tecnologia atual, autonomias acima dos 500-600 km só acrescentam peso e custo. Precisamos é de muitos locais onde carregar.

Não compreendo muito não existir nova plataforma para o porta-estandarte, nem novo facelift...
Concordo. Mais um par de anos e deve aparecer. O atual está ao serviço desde 2012, já começa a justificar uma evolução!

João Prates

Archie Bunker
Isso, isso, peçam ainda mais um modelo para calendarizar, e com sorte pode ser que tenham mais uma página de reservas na internet...

Daqui nada a Tesla faz mais dinheiro com otários a pagar promessas do que a vender carros... já estivémos mais longe!

E ainda chamam nomes a quem vai a fátima de joelhos... qual será a diferença...

William Esteves

Moderator
A beleza da concorrência estar cada vez a morder mais a base de clientes Tesla:

Claramente já estão em projeto avançado para resolver a que é a minha maior queixa, a ergonomia do carro e habitabilidade traseira.

-Maior altura do banco traseiro
-Maior altura da base do banco da frente (para os passageiros de trás poderem meter os pés debaixo do banco da frente)

A próxima revolução da marca será claramente estás novas baterias com novo processo de fabrico (apenas uma peça para toda a estrutura à frente e outra à retaguarda)

Top Inferior