03 - Potência eléctrica (W)

Ecowatt

Administrator
Staff
A Wikipedia define Potência como:

"A potência elétrica é uma grandeza física que mede a quantidade de trabalho realizado em determinado período de tempo, ou seja, é a taxa de variação da energia, de forma análoga à potência mecânica. "

Esta definição não é propriamente simples de visualizar, será mais fácil de compreender a potência como sendo o resultado do produto da pressão pelo caudal em termos hidráulicos.
No campo da electricidade a Potência (que se mede em Watt) traduz-se na energia instantânea (fornecida ou consumida) e resulta do produto da Tensão pela Corrente: W = V x I

Como em Portugal a tensão nominal de rede em baixa tensão é de 230 V por fase, basta multiplicar por este valor a corrente eléctrica, e obtemos a potência.
Por exemplo para uma tensão de 230 V a corrente de 32A corresponde a uma potência de: 230 V x 32 A = 7.400 W

Normalmente evitamos trabalhar com valores na ordem de grandeza dos milhares, pelo que em vez de referir 7.400 W preferimos dizer 7,4 kW (1 kiloWatt = 1.000 Watt)

Da mesma forma que partindo da corrente chegamos à potência, inversamente da potência chegamos à corrente, uma vez que a tensão é conhecida (230 V).
Por exemplo para uma tensão de 230 V a potência de 3,68 kW corresponde a uma corrente de: 3.680 W / 230 V = 16 A.

Os cálculos acima assumem para simplificação o valor nominal de tensão de 230 V.
É no entanto aqui no cálculo da potência que o valor REAL de tensão pode provocar algumas diferenças significativas de velocidade de carregamento.

Na realidade os equipamentos de carga funcionam regulando a corrente que passa no circuito, e não a potência obtida/exigida.
Por exemplo o mesmo par carregador - veículo a puxar 32 A da tomada pode perfeitamente carregar a potências distintas:

@196 V => 196 V x 32 A = 6.272 W​
@253 V => 253 V x 32 A = 8.096 W​

São quase 2 kW de diferença, com ambos os carregadores a funcionar a 32 A de corrente!
Note-se que ambas as situações se devem enquadrar dentro das margens de tolerância dos equipamentos, mas nenhuma delas é recomendável para a longevidade dos mesmos.

A potência é uma grandeza física medida normalmente em kW (múltiplo da unidade básica Watt) , e utilizada para medir diversos elementos como por exemplo:
  • potência da bateria de tracção, i.e. qual a potência máxima instantânea que a bateria consegue fornecer ao motor eléctrico
  • potência máxima do motor eléctrico, equivalente directo da potência em cv de um motor de combustão
  • potência máxima de um veículo (a menor de entre a potência máxima fornecida pela bateria de tracção e a potência máxima cedida pelo motor eléctrico)
  • potência de carregamento, i.e. a potência fornecida por alimentação externa para carregamento da bateria de tracção
A capacidade de uma bateria não se mede em kW, capacidades medem-se em kWh!
 
Última edição:

José Rosado

New member
A acrescentar que em corrente alternada, a potência dada pela expressão P = V x I é a potência aparente e o resultado é dado em kVA. Daí que quando contratamos 30A amperes em nossa casa, a EDP mencione 6,9kVA e não 6,9kW. A potência real é menor, devido ao desfasamento entre a corrente e a tensão provocado pelas cargas indutivas que temos em casa (motores das máquinas de lavar, secadores, e fontes comutadas, etc...) ;)
 

Ecowatt

Administrator
Staff
Caro José Rosado,

Tem razão quanto à potência útil vs cargas indutivas e energia reactiva em geral.

No entanto este tópico não pretende ser nenhuma universidade de electricidade, e entrar com conceitos mais de pormenor poderia ser contraproducente.

O que se pretende é dar ao comum automobilista sem noções básicas de electricidade as ferramentas fundamentais para conseguir tomar decisões informadas sobre o uso do seu EV.
 

José Rosado

New member
Tem razão quanto à potência útil vs cargas indutivas e energia reactiva em geral.

No entanto este tópico não pretende ser nenhuma universidade de electricidade, e entrar com conceitos mais de pormenor poderia ser contraproducente.

Sim, tudo bem. Foi apenas uma achega para que as pessoas "percebam" de onde vem os kVA que lhes aparece na factura da electricidade, em vez dos kW ;)
 
Top Inferior